Eu nunca entendi… O Silêncio

O silêncioMinha vó acordava todos os dias muito cedo, muito cedo ela tinha a tarefa de abrir o bar, limpar todo o cisco do chão, cuidar das samambaias e de todas as outras plantinhas que ficava ao redor da calçada.

Crescer dentro de um Bar, é crescer acostumado com uma multidão de barulhos, desde o portão de ferro de rolar, ao som da radiola, o som das pessoas jogando sinuca fazendo vez ou outra uma confusão, som de gente conversando, som de um bebinho querendo uma dose fiada, som alto até duas da madrugada ou mais. Aprendi a dormir na zoada, foram os sons que primeiro me lançaram ao mundo que viria ser o mundo da arte, muito barulho por muito, contrariando Shakespeare, é a legenda da minha vida até agora.

De fato, eu não tenho talento algum para seguir uma dessas religiões orientais, de profunda meditação e silêncios prolongados, se a casa fica vazia, preencho logo tudo com uma das minhas mais novas playlist do spotfy, canto alto, leio em voz alta, recito poemas para as almas.

Sou uma pessoa fora de moda, sim. Você já reparou em como o tema silêncio tem sido explorado exaustivamente nas artes? o silêncio do cinema até a poesia, vez enquanto leio algum livro de crítica, ou um ensaio em alguma revista de arte que assume a perspectiva do silêncio para abordar determinada obra.

Pois,  quero deixar registrado aqui, nesse pedaço de papel que voa, se um dia escrever algo que preste e alguém for comentar isso num desses artigos da vida,  não falem sobre silêncio, tudo que fiz é igual minha pessoa, tagarela, barulhenta, ansiosa, não para quieta.

Uma vez, li em uma revista sobre a experiência de um grupo de pessoas que passaram uma semana em silêncio dentro de uma casa, um retiro espiritual, quem sabe um dia eu sigo esse exemplo, para testar minha incapacidade de calar, já até me imagino meio louco, garganta seca de barulho, mas evoluindo alguns degraus na espiritualidade.

Sei, fiz voto de barulho nessa vida. Não entendo nada de silêncio, mas quem sabe um dia alguém me ensine, ficarei muito grato.

Leave a Reply

